Resultados do RENOB-MG confirmam a eficiência do método adotado

Postado em 07/out/2019

A Lorena Aparecida Gonçalves de Assis, Coordenadora de Vigilância em Saúde Epidemiológica do município de Manhuaçu-MG, tem participado das formações em Gestão do Projeto RENOB-MG. Após acompanhar o primeiro módulo presencial, realizado na Universidade Federal de Viçosa, onde foi abordado os temas planejamento e gestão, a coordenadora levou para seu município as ferramentas apreendidas no curso.

No dia 06/09, Lorena se juntou aos servidores da Vigilância em Epidemiologia, Vigilância Sanitária e Vigilância Ambiental em reunião técnica para alinhamento dos trabalhos e treinamento conjunto dos setores. Na oportunidade foram utilizadas as ferramentas aplicadas e ensinadas no curso do RENOB-MG, o Ciclo da Gestão Pública, como o PCDA, a Análise SWOT e o 5W2H.

Ao todo 18 servidores participaram do evento. Para a Coordenadora de Vigilância em Saúde, Lorena Aparecida Gonçalves, a aplicação do método contribuiu bastante para a compreensão de alguns indicadores, como comenta a própria coordenadora:

“A partir do momento que damos a oportunidade para o servidor expor seus problemas e dificuldades identificados em cada setor as fragilidades e assim podemos buscar soluções. Foi muito enriquecedor” De acordo com o Veterinário Rafael Rolim, o encontro e o treinamento interno foram bastante positivos. O profissional argumentou ainda que:

“Esse trabalho realizado pela equipe teve como pontos alvos o diagnóstico de problemas internos e estratégias para a resolução dos mesmos. Este tipo de trabalho é fundamental em qualquer ambiente”.