Gestores de Saúde

Visando viabilizar a construção da Rede para Enfretamento da Obesidade e Doenças Crônicas em Minas Gerais, entendemos que precisamos capacitar também os gestores de saúde, desde secretários municipais até coordenadores da Atenção Básica (AB). Desta forma, o eixo de gestão do Projeto RENOB/MG foi instituído com o objetivo de trabalhar questões de planejamento, financiamento e liderança junto aos gestores, levando em consideração o enfoque no controle da obesidade e doenças crônicas não transmissíveis, além do desenvolvimento de equipes e líderes para que os resultados sejam possíveis.


A formação dos gestores da saúde que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) do estado de Minas Gerais acontece por meio do SALUS, nosso curso voltado para a capacitação.

Tendo isso em vista, o RENOB iniciou suas atividades em 2018, período em que contemplou 61 municípios mineiros e disponibilizou 185 vagas para gestores alocados nos referidos municípios. Nessa ocasião as formações foram estruturadas na modalidade híbrida, possuindo parte presencial e parte a distância (EAD). Com o crescimento da demanda e com o período pandêmico, reestruturamos nossas capacitações para que pudessem atender um número maios de municípios.

Ao longo da capacitação, os gestores têm acesso à cursos de desenvolvimento profissional e de aperfeiçoamento de suas equipes, de acordo com embasamentos teóricos e práticos, bem como capacitações para mobilização social e captação de recursos públicos para desenvolvimento de sua unidade de saúde e/ou município.

Além disso, com o oferecimento de uma experiência extremamente personalizada de acordo com a jornada de trabalho, necessidades do dia a dia e projeções da própria carreira, o profissional poderá estruturar uma trilha personalizada juntamente com uma equipe capacitada pela Universidade Federal de Viçosa e pelo projeto RENOB-MG, a Comissão SALUS.

Os cursos disponíveis para os profissionais da saúde são:

Objetivos: capacitar os gestores para a efetiva mobilização da equipe da Atenção Primária à Saúde (APS) e da população para aderir aos programas e ações implementadas da APS, por meio da da comunicação e da mobilização externa e interna.

Objetivos: capacitar os cursistas na identificação de gargalos nos processos adotados na APS, bem como na proposição de melhorias.

Objetivo: abordar a gestão estratégica, visando capacitar os gestores públicos para o planejamento de forma organizada e estruturada, considerando as diretrizes e políticas existentes para a Atenção Básica e visando a melhoria dos gargalos identificados.

Objetivos: abordar os principais aspectos que envolvem a prática da gestão pública, focando nas boas práticas na APS e na aplicação de políticas públicas relacionadas às doenças crônicas não transmissíveis.

Material dinâmico.

Material dinâmico.

Antes do período de pandemia da COVID-19 ter início, somamos, no total, 32 horas de atividades presenciais do projeto junto aos cursistas, as quais foram distribuídas entre os objetivos de cada curso e metodologia.

Ao final do curso tiveram outros municípios, não contemplados na primeira chamada, que demostraram interesse nas atividades do projeto. Dessa forma, visando atender à demanda, a equipe do RENOB se mobilizou para preparar outra rodada de atividades, dessa vez 100% online em virtude da necessidade de distanciamento social, por razão do COVID-19.

Diante dessa situação, os conteúdos foram reestruturados de forma a atender às necessidades dos novos municípios, proporcionando no online a mesma qualidade alcançada na modalidade híbrida, de modo que mantivesse sua importância e crescimento frente às novas necessidades da área da saúde pública, no que tange o controla da obesidade e doenças crônicas no Sistemas Único de Saúde (SUS).

Ainda durante a pandemia, em 2021, o projeto Rede Para Enfrentamento da Obesidade e Doenças Crônicas em Minas Gerais – RENOB-MG, atingiu a marca de mais de 80 municípios mineiros contemplados. A formação será direcionada para o controle da obesidade, hipertensão e diabetes, com temáticas relacionadas aos blocos e diretrizes do Modelo de Excelência em Gestão Pública, bem como, às competências e conhecimentos necessários para o enfrentamento e controle das DCNT.  

.

Os conteúdos de todas as formações são sempre orientados por protocolos, guias e outros instrumentos para o cuidado da obesidade elaborados pelo Ministério da Saúde e pela equipe RENOB-MG, de acordo com pressupostos teóricos e práticos preconizados pelas políticas públicas brasileiras de saúde e nutrição.

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2014 - Mantido com Wordpress