Educação a distância

Os avanços da sociedade têm exigido que os gestores e profissionais de saúde se mantenham constantemente atualizados, acompanhando os avanços científico-tecnológicos. Assim, tornam-se capazes de identificar as dificuldades presentes, propor soluções e assim, desenvolver suas atividades cotidianas com competência. 

Nesse contexto, a educação a distância (EaD) contribui efetivamente para a democratização do acesso a uma formação profissional de relevância social por meio de técnicas e inovações pedagógicas inerentes a este modo de ensinar. De fato, a EaD proporciona o alcance de uma grande parcela de profissionais, superando as distâncias (físicas, geográficas, culturais, econômicas e sociais), graças à utilização de recursos tecnológicos diversos que propiciam uma comunicação multidirecional. 

Ademais, as técnicas e inovações favorecem a reflexão crítica, questionadora e problematizadora para a transformação das práticas profissionais em saúde, além de maior interatividade entre alunos e professores e concedendo maior flexibilidade no acesso.

Dessa forma, a EaD foi incluída como um dos meios de formação para profissionais e gestores de saúde que participam do RENOB-MG. As atividades à distância são realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem oficial da Universidade Federal de Viçosa (UFV), o PVANet. Esse sistema consiste em uma plataforma desenvolvida especificamente para as atividades de ensino e extensão realizadas por essa instituição pública de ensino superior. 

Nessa plataforma, o cursista tem acesso aos materiais que a equipe RENOB-MG produziu, como manual do aluno, guias de estudo, aulas narradas, podcasts, e-books e vídeo aulas exclusivas, além de fóruns com temas pertinentes e atuais para debate. É possível aos estudantes que acessam o PVANet: visualizar, salvar e imprimir os arquivos disponibilizados.

As atividades do projeto RENOB-MG, realizadas nos anos de 2019 e 2020, contaram com a participação de mais de 180 profissionais de saúde e 60 gestores de saúde de 7 Superintendências e Gerências Regionais de Saúde. A ampla utilização e a eficácia dessa plataforma obtiveram resultados muito satisfatórios.

Sendo assim, a plataforma também será utilizada nas atividades de formação de gestores e profissionais pertencentes a 23 municípios da Superintendência Regional de Saúde de Barbacena.

Veja a seguir alguns dos temas abordados nas atividades de formação à distância para Profissionais e Gestores de Saúde podem ser vistos aqui:

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2014 - Mantido com Wordpress