Postado em 10/fev/2020
Em dezembro dezembro (2019) a UFV teve um projeto aprovado pela Fundación MAPRE na chamada Bolsas de Auxílios à Pesquisa Ignacio H. de Larramendi, um programa internacional criado para apoiar, com até 315 mil euros no total, projetos de pesquisa nas áreas de Promoção da Saúde e Seguro e Previdência Social.
O projeto Rede de Enfrentamento da Obesidade em Minas Gerais – RENOB-MG, vinculado ao Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS), foi contemplado na modalidade Promoção da Saúde. Dos 273 projetos enviados, oito foram aprovados nessa modalidade e apenas um projeto brasileiro, o RENOB-MG.
O RENOB-MG tem como objetivo desenvolver ações formação de gestores e lideranças quanto aprimoramento dos processos gerenciais e de controle orçamentário das secretarias municipais de Saúde e dos NASF, bem como de formação de profissionais de saúde na construção de uma linha de cuidado integral para prevenção, tratamento e controle da obesidade de acordo com a realidade local. Esse é coordenado pela profa. Helen Hermana Miranda Hermsdorff do Departamento de Nutrição e Saúde (DNS) e, conta com professores do Departamento de Nutrição e Saúde, Departamento de Econcomia Rural e Departamento de Medicina e Enfermagem, alunos de graduação e pós-graduação da UFV.