Renob em Números

Postado em 26/abr/2021

RENOB em números: conheça melhor o nosso projeto! 😉

O Brasil vem sofrendo com o avanço rápido da obesidade, que traz consigo outras morbidades como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares em que a prevalência nacional é superior a 39% em adultos.

Em 2018, os custos totais referentes ao tratamento da hipertensão, da diabetes e da obesidade no Sistema Único de Saúde – SUS, alcançaram 3,45 bilhões de reais. Desse total, R$1.42 bilhão foi direcionado à obesidade, que é considerada como fator de risco para a hipertensão e a diabetes (NILSON et al, 2018).

Nesse contexto, o projeto Rede para o ENfrentamento da Obesidade em Minas Gerais – RENOB-MG, visa a construção da rede de atenção nutricional no SUS para controle da obesidade em Minas. Tal objetivo tem sido alcançado mediante a realização de ações de diagnóstico, formação, gestão, avaliação e monitoramento, desenvolvimento de estratégias efetivas, ativas e inovadoras para a formação de gestores, lideranças locais e profissionais de saúde.

Desde o primeiro semestre de 2019, o RENOB-MG capacitou gestores e profissionais de saúde de 61 municípios do estado de Minas. Até o final do primeiro semestre deste ano, o projeto irá atender outros 33 municípios, abrangidos pela Superintendência Regional de Saúde de Barbacena – MG.