Informativo

Semana do Incentivo ao Tratamento Humanizado no SUS

O tratamento humanizado é um método de cuidado em que o profissional olha para o seu cliente/paciente com um olhar muito além do “cuidar da doença”. A humanização inclui:

• a forma como o profissional conduz o tratamento,
• o respeito quanto as singularidades de cada indivíduo,
• a consideração e preocupação com as percepções do indivíduo,
• pensar e cuidar para que o indivíduo fique o mais confortável possível.

Humanizar o cuidado estabelece vínculos entre o profissional e o cliente/paciente. Assim, o indivíduo se sente mais confortável e confiante para engajar-se e dar continuidade ao tratamento. Posto isso, é muito importante que os profissionais da área da saúde tenham essa visão do Tratamento Humanizado para poderem oferecer um cuidado em saúde de qualidade e que respeite a individualidade de cada pessoa.

Uma das maneiras de humanizarmos é por meio da implementação de práticas integrativas complementar em saúde.

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. (PORTAL DA SECRETARIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE)

Usar de algumas das práticas integrativas e complementares em saúde como:
• Auriculoterapia
• Tai Chi Chuan
• Yogatrazem benefícios, pois possuem evidências científicas quanto a eficácia no tratamento de pessoas em situações de sobrepeso e obesidade. Além disso, há estudos que apontam que essas práticas contribuem para a redução de estresse, melhora o humor, depressão, ansiedade e insônia, fatores estes que podem estar associados ao quadro de obesidade. Ademais, tem-se e melhora da qualidade de vida e do bem-estar físico da pessoa.

A Semana também contou com uma programação fechada aos inscritos:

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2014 - Mantido com Wordpress