Postado em 28/ago/2019
Profissionais da saúde de municípios da Zona da Mata Mineira se reuniram, no último dia 16, no primeiro encontro presencial para profissionais da saúde e do projeto Rede de Enfrentamento da Obesidade em Minas Gerais (RENOB-MG), que aconteceu na Universidade Federal de Viçosa (UFV).
O encontro contou com o apoio das Superintendências Regionais de Saúde de Ponte Nova e Ubá e Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (CEAD). A CEAD proporcionou uma capacitação sobre o ambiente virtual PVAnet na parte da manhã, logo após a apresentação do RENOB-MG, realizada pela coordenadora geral do projeto, professora Helen Hermana Miranda Hermsdorff. Na parte da tarde, os profissionais foram divididos em três grupos, coordenados por seus tutores, bolsistas do projeto, para realização de dinâmicas de grupo e elaboração de contrato didático. Nesse momento, foi possível que eles se conhecessem e compartilhassem questões sobre a realidade na área da saúde de cada município.
O projeto contemplará municípios situados nas localidades das quatro Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) da equipe do projeto: Universidades Federais de Viçosa, Alfenas, Lavras e Uberlândia. O objetivo é ampliar a capacidade de gestão dos municípios, por meio de formação de profissionais e de lideranças locais, que terão como responsabilidade a elaboração de projetos para construção da rede de atenção nutricional e linha de cuidado de seus municípios, para prevenção, diagnóstico e tratamento da obesidade. A equipe é composta por bolsistas estudantes de graduação, pós-graduação/profissionais de nível superior e professores das IFES, das áreas de alimentação, nutrição e saúde.



