Estigma da Obesidade

Postado em 08/nov/2021

O estigma é uma repulsão das características que confrontam os padrões aceitos em sociedade, ou seja, os indivíduos que destoam destas características são inferiorizados. Assim, o estigma da obesidade tende a ser um tipo de conduta discriminatória voltada às pessoas devido ao seu peso, nesse caso, ao excesso dele.

O indivíduo com obesidade recebe estereótipos que dão origem ao estigma, sendo considerado como uma pessoa sem força de vontade, disciplina e até mesmo guloso, mesmo quando há evidências científicas que comprovam a multifatorialidade dessa doença. O peso da estigmatização sobre o indivíduo é enorme, afetando todos os aspectos de sua vida. Uma vez que o indivíduo tem menos oportunidades de estudos, carreira e até mesmo de relações pessoais. 

Desta forma, é imprescindível que o estigma da obesidade seja combatido pelos profissionais e gestores de saúde, familiares, amigos e colegas, pois é fundamental a conscientização sobre a gravidade e a prevalência do estigma do peso sobre os indivíduos com obesidade. E diante do aumento da obesidade, nota-se um avanço em ações que buscam sua redução e melhoria da qualidade de vida dos indivíduos com essa condição. 

Nesse contexto, a atuação dos profissionais de saúde, no âmbito da prevenção e tratamento da obesidade, tem recebido destaque. Entretanto, há outro lado que não condiz com esse avanço, que é a presença do estigma da obesidade entre os profissionais de saúde, que acaba levando a culpabilização do indivíduo com obesidade por sua condição, a partir de concepções negativas sobre esses sujeitos.

Alguns estudos evidenciaram que o estigma pode ser causado devido a: falta de informação sobre a etiologia da obesidade; o modo em que o corpo é “entendido” dentro de cada profissão; concepções próprias com relação ao corpo.

Assim, ressalta-se a importância da realização das medidas educativas permanentes sobre a obesidade e a relação entre mente e corpo em diversas áreas da saúde, desde a graduação até a atuação profissional, para que seja possível a redução e até o desaparecimento do estigma entre os profissionais de saúde, a fim de alcançar a excelência no cuidado ao indivíduo com obesidade.